quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Soja.

Então... Hoje eu tenho quase uma crônica pra contar pra vocês. Ando me aventurando no mundo vegetariano, cujos motivos posso discutir pessoalmente se alguém se interessar. E to curtindo, eu me sinto tão mais magrinha nas refeições. Eis que eu falo pra minha mãe: Poxa, compra umas coisas de soja pra mim, pra eu provar e ver se gosto? Mas eu tava pensando em lasanha, hambúrguer, coisa pronta. Ela me vem com soja de verdade, em saquinho, tipo feijão. E proteína de soja texturizada. Eu só pensei "o que diabos eu vou fazer com isso?"

Hoje mesmo eu resolvi ler atrás da embalagem e tentei fazer. Fiz igualquenem tá escrito, hidratei, com um pouco de limão, blablablá, e enquanto tava de molho fui tomar um banho. Quando eu voltei, parecia muito estranho, tipo uma esponjinha, aí fiquei com medo de desperdiçar fazendo merda e vim dar uma pesquisada. Acabei "seguindo" uma receita de hambúrguer e ficou muito delícia, sério! to comendo exatamente agora.
Meu irmão curte programas tipo top chef (o que pra mim não tem o menor sentido, qual a graça de ver uma comida que você nunca vai fazer na vida pq é muito chique, e não pode comer nem cheirar?) e eu pedi pra ele provar. Quando ele me viu fazendo tava meio com preconceito, mas acabou definindo como "a melhor carne de soja que eu já comi".
Porra, tá que a gente nunca comeu muita carne de soja, vai, oportunidades poucas. Mas foi exatamente o meu veredicto! Fiquei tão feliz :D

Sobre a preparação. Não é a coisa mais simples do mundo, as pessoas na internet recomendam jeitos diferentes, mas eu fiz assim:
1 xícara da proteína
2 xícaras de água quente
1/2 limão espremido
15 min
aí chega o segredinho que não conta na embalagem: você tem que espremer as "enponjinhas" (nessa hora eu lembrei da soja horrorosa que eu provei no RU, com gosto de esponja de verdade) pra tirar a água que ela absorveu. Aí joguei no liquidificador,
+ ovo
 + tempero secreto da mamãe (pimentão, cebola, alho, sal, vinagre e óleo previamente batidos no liquidificador)
+ shoyu
+ óleo. Bate, muda de recipiente e acrescenta farinha até achar a textura boa. Depois foi só fazer na frigideira! no meiozinho ficou semi cru, mas o gosto é bom do mesmo jeito. Curti a experiência. Vou tentar outras receitas, coisa menos oleosa, talvez algo que não use ovo. O gosto ficou parecido com bolinho de arroz, não tanto com carne. Mas acho que o que deve fazer toda a diferença é o tempero mesmo: vai ficar com o gosto do que você botar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário